┏ ┓
꒰ㅤ꒰ ㅤᘛ 𝑾𝒆𝒍𝒄𝒐𝒎𝒆 𝒕𝒐 𝒎𝒚 𝒃𝒍𝒐𝒈 ᨳ 𖠗 ꕤ
ㅤ ㅤ╌͡╌͜╌͡╌͜╌͡╌͜╌͡╌͜╌͡╌͜╌͡╌͜╌͡╌͜╌͡╌͜╌͡╌͜╌
┈╌╌╌┈┈┈┈╌┈────────┈╌─
ㅤ♡ㅤㅤㅤꪱᥒtr᧐dᥙçꭤ͂᧐ㅤ :bangbang:
Olá, meus caros leitores, tudo bem com vocês?Hoje vim falar sobre um filme que acho que todos já virão ou ouvirão falar. Coringa, que o diretor do longa, Todd Philips, junto com o ator Joaquin Phoenix, retratam nos cinemas a origem de um vilão icônico da cultura pop. No entanto, ao abordar a saúde psicológica do personagem e as negligências sofridas nos serviços de tratamento, é possível criar um paralelo sobre a necessidade de ações que promovam a saúde mental e a prevenção de transtornos. Ficou interessado na proposta do blog? Então venha comigo e boa leitura!
· ┈ 𝂅 ┈ׁ ┈┈ִ┈ׁ─ׂ─ ┈ 𝂅 ┈ׁ ┈┈ִ┈ׁ─ׂ─ ·
─────────────────────
୨ :scroll: :hearts: 책 ୧
🩺 ⺀ ⩩ * ⛓ 🌡 〻 !!
· · ✦ · · · · · · · · · · ·
𝐷𝑒𝑠𝑒𝑛𝑣𝑜𝑙𝑣𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜
𓂃𓂃𓂃𓂃𓂃𓂃𓂃𓂃𓂃𓂃𓂃𓂃
✎ Recém lançado no Brasil, o filme Coringa (Joker, 2019) revela a origem de um dos principais vilões da cultura pop mundial. No longa dirigido por Todd Philips, antes de se tornar realmente um vilão, Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) é apresentado como um personagem que possui uma doença mental, mas seu tratamento é negligenciado por serviços de saúde. No decorrer da história, Arthur acaba seguindo um caminho de marginalização e preconceito.
✎ Apesar da ficção permear todo o longa, com a personalidade de Arthur sendo revelada aos poucos, o paralelo criado com a realidade torna necessária uma reflexão sobre as doenças mentais e como as ações que promovam a saúde psicológica são essenciais para a prevenção de transtornos. A discussão sobre o tema é ainda mais relevante nesta quinta-feira, 10 de outubro, data onde é lembrando em todo o mundo o Dia Internacional da Saúde Mental.
“O pior lado da doença mental…”
✎ Em um dos momentos do filme, Arthur escreve em seu diário que “o pior lado da doença mental é que as pessoas esperam que você se comporte como se não a tivesse”, fazendo alusão à batalha que enfrentava contra preconceitos sociais.
✎ Em 1979, após visitar o Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais, o psiquiatra italiano Franco Basaglia, um dos líderes do movimento contrário às instituições psiquiátricas no mundo, convocou a imprensa para dizer que esteve em um lugar semelhante a um campo de concentração nazista, sem qualquer comparação com outro lugar no mundo.
✎ O horror presenciado por Basaglia foi retratado no livro “Holocausto brasileiro”, de 2013, da jornalista Daniela Arbex. De acordo com a jornalista, os pacientes de transtorno mental eram a minoria. A população trancafiada na Colônia eram jovens mães solteiras, pobres, moradores em situação de rua, além de casos como o da Maria de Jesus, paciente diagnosticada com o sintoma de “tristeza”. A unidade esteve em funcionamento entre 1903 a 1980.
✎ “Os manicômios eram unidades com o único propósito de excluir pessoas que a sociedade enxergava como diferentes, distantes de um padrão estipulado como normal. As mudanças que surgiram a partir da Lei da Reforma Psiquiátrica possibilitaram mudanças no modelo de assistência em saúde mental”, comenta Eduardo Guidolin, médico psiquiatra da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar e diretor Técnico do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo.
✎ Antes da promulgação da Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, que dispões sobre a proteção e direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, o Brasil foi marcado por instituições manicomiais semelhantes a de Barbacena, como os antigos Hospício Colônia de Juqueri, em Franco da Rocha (SP); o Hospital Ulysses Pernambucano (conhecido como Tamarineira), em Recife (PE); e o Hospital Juliano Moreira, em Salvador (BA).
✎ “Com a nova legislação, o Brasil mudou a sua concepção no tratamento de pessoas com transtornos mentais. Muitas dessas unidades foram desativadas gradualmente, sendo substituídas por uma rede de atendimento. Aos poucos, o Brasil foi alinhando o seu atendimento de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde e seu Escritório Regional para as Américas, a OPAS”, explica Guidolin.
✎ O fortalecimento da luta antimanicomial e uma legislação voltada para a criação de estratégias de atendimento foram primordiais para iniciar mudanças e o surgimento de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), onde o paciente recebe atendimento próximo da família e com assistência multiprofissional, com cuidado terapêutico de acordo com o quadro de saúde de cada paciente.
✎“A pessoa com alguma doença mental, ou transtorno psiquiátrico, era totalmente excluída da sociedade, além de sofrer uma perseguição e até zombarias. A Reforma Psiquiátrica foi uma preocupação com a saúde mental e representou realmente um marco, inclusive na defesa dos direitos humanos”, ressalta o especialista.
𝑪𝒐𝒏𝒄𝒍𝒖𝒔ã𝒐
┈╌╌╌┈┈┈┈╌┈────────┈╌─ ꒰ㅤִㅤ୧ :paperclip: ㅤ
ㅤㅤ
Então foi isso meus queridos! Espero que tenham gostado e não esqueçam de deixar a opinião de vocês nos comentários, estarei vendo e respondendo todos. E não esqueçam de cuidar da saude mental de vocês mesmos, é muito importante. Beijos e até o próximo blog!!
— — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — —
![҂͓꣣۫ 𝐂𝗈𝗋𝗂𝗇𝗀𝖺⨾ 𝗎𝗆𝖺 𝗋𝖾𝖿𝗅𝖾𝗑𝖺̃𝗈 𝗌𝖾𝗆 𝗍𝖺𝖻𝗎𝗌 𝗌𝗈𝖻𝗋𝖾 𝖺 𝗌𝖺𝗎́𝖽𝖾 𝗆𝖾𝗇𝗍𝖺𝗅! ☹︎-[c]
[c]┏](https://image.staticox.com/?url=http%3A%2F%2Fpm1.aminoapps.programascracks.com%2F9390%2Ff8831744dee2bbc5c8bdf438251b9ffb95643836r1-1000-1000_hq.jpg)
![҂͓꣣۫ 𝐂𝗈𝗋𝗂𝗇𝗀𝖺⨾ 𝗎𝗆𝖺 𝗋𝖾𝖿𝗅𝖾𝗑𝖺̃𝗈 𝗌𝖾𝗆 𝗍𝖺𝖻𝗎𝗌 𝗌𝗈𝖻𝗋𝖾 𝖺 𝗌𝖺𝗎́𝖽𝖾 𝗆𝖾𝗇𝗍𝖺𝗅! ☹︎-[c]
[c]┏](https://image.staticox.com/?url=http%3A%2F%2Fpm1.aminoapps.programascracks.com%2F9390%2Fa036e8cf84beb0db7fd469c874d4a5caa5054ea6r1-720-1280_hq.jpg)
![҂͓꣣۫ 𝐂𝗈𝗋𝗂𝗇𝗀𝖺⨾ 𝗎𝗆𝖺 𝗋𝖾𝖿𝗅𝖾𝗑𝖺̃𝗈 𝗌𝖾𝗆 𝗍𝖺𝖻𝗎𝗌 𝗌𝗈𝖻𝗋𝖾 𝖺 𝗌𝖺𝗎́𝖽𝖾 𝗆𝖾𝗇𝗍𝖺𝗅! ☹︎-[c]
[c]┏](https://image.staticox.com/?url=http%3A%2F%2Fpm1.aminoapps.programascracks.com%2F9390%2Fdb798474afd131d8f9a8f6b198c59ee0595ce3bfr1-720-1280_hq.jpg)
Comments (5)
esse blog tocou em pontos profundos, uau
Responder para: 斕ㅤㅤ͏͏͏ (ퟹ)ㅤㅤ͏͏͏ 𝐌̷̸𝐼̲𝑵𝐆̷̸𝐼̲ ̲ (cio)ㅤㅤ横᜴ 𝐈𝐈
atendeu toda a expectativa da no já curiosidade
Responder para: !𐙚⃞▒ ﹕ ⠀⠀ ᥣᥣ𝗒𝗌 ’ ᧚ə𐐷ᦢⲅ ⠀⠀⠀⎯ :hearts: ̼̻ ꫶
Hum?
Responder para: 斕ㅤㅤ͏͏͏ (ퟹ)ㅤㅤ͏͏͏ 𝐌̷̸𝐼̲𝑵𝐆̷̸𝐼̲ ̲ (cio)ㅤㅤ横᜴ 𝐈𝐈
Foi muito bom