ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
────── 体 気 熱 痛 冷 悪 ──────
───ㅤᏪ. 線 ⵓ W̸.ᴇʟᴄᴏᴍᴇ 今 ───
 ̄ ̄ ̄ ̄  ̄ ̄ ̄ ̄ ̄  ̄ ̄ ̄  ̄
╭─ ───────── ██ : ㅤ 今 体 冬 丸 █████ 旧 : ██

─────████ : █ ███████─────██ 妹 ████████
████ : ██ [ 今 昔 新 古 ] ██: ███████████████────
── 右 西 Introdução 東 西 ──
· · · ·
⠀
⠀
同 ─ Os movimentos literários, sem sombra de dúvidas, são demandas que me cativam muito dentro do conteúdo que abrange a área de linguagens. Devo confessar que sou legitimamente fã do Renascimento, pois tenho um apreço muito grande pela história, ideias, construções e tudo o que abrange a Antiga Grécia — e também Roma. No entanto, o assunto deste conteúdo não se trata da literatura renascentista, e sim do neoclassicismo, ou então arcadismo. O neoclassicismo é o movimento pós-barroco na história brasileira, o qual é determinado por uma série de características, dentre elas, a apreciação da cultura greco-romana — o que me encantou e incentivou a produzir. Entretanto, no lugar de um conteúdo informativo e explicativo, como gosto mais, dediquei-me a produzir um poema, desafiando um pouco a minha capacidade de encaixar rimas e contextos em estrofes e versos — sim, são necessários dentro do contexto, pois o arcadismo cobra a norma culta. Fiquem com essa tentativa medíocre de realização de um poema árcade.
╭─ ───────── ██ : ㅤ 今 体 冬 丸 █████ 旧 : ██

─────████ : █ ███████─────██ 妹 ████████
████ : ██ [ 今 昔 新 古 ] ██: ███████████████────
── 右 西 O arcadismo 東 西 ──
· · · ·
⠀
⠀
同 ─ O arcadismo é um movimento literário presente na história do Brasil. Na ordem cronológica, apresenta-se após o quinhentismo e o barroco, diferente deste último, traz uma proposta mais simples à vida. As características árcades são simples e podem ser explicadas por algumas expressões em latim, como: “Carpe diem”, “Fugere urbem” e “Inutilia truncat”, significando “aproveite seu dia”, “fuja da cidade” e “elimine o que é inútil”, respectivamente. Essas expressões resumem bem o que é o arcadismo na sua essência. Aprofundando um pouco mais, uma das características é a valorização dos pastores, pois estes possuem estilo de vida simples, o que é pregado pelo movimento. Concomitantemente, existe o bucolismo, que é nada mais do que a exaltação da natureza como um bem maior; algumas obras, inclusive, fazem confissões de amor a troncos e árvores para representar essa característica. O contexto histórico do arcadismo é durante a Inconfidência Mineira, a qual os impostos cobrados pela Coroa Portuguesa eram exacerbados com relação à qualidade de vida dos trabalhadores, no entanto, quem reclamasse dessas taxas seria caçado e deposto — bem como Tiradentes. Por esse fato, os autores árcades, para realizarem críticas às cobranças da época por intermédio de suas obras, utilizavam pseudônimos para se esconder, um exemplo disso é Cláudio Manuel da Costa, que utilizava o apelido de “Glauceste Satúrnio” — nome de um pastor romano — para manter anonimato; o artista em questão escreveu “Vila Rica”, uma obra referente à atual cidade de Ouro Preto. Falando em Roma, o arcadismo é conhecido também como neoclassicismo, pois reapresenta a estilística visual do período greco-romano, principalmente na mitologia.
╭─ ───────── ██ : ㅤ 今 体 冬 丸 █████ 旧 : ██

─────████ : █ ███████─────██ 妹 ████████
████ : ██ [ 今 昔 新 古 ] ██: ███████████████────
── 右 西 Um poema árcade de amor 東 西 ──
· · · ·
⠀
⠀
同 ─ A singularidade do amor é
entender os seus motivos e limites,
rebuscar a arte em crença e fé
nas obras contemporâneas e grafites
O simples verde da mata
repleta de amor e diferenciação,
a cor verde que me encanta
ó Mãe Natureza, dê-me tua benção
Agora desperto
alerta e sempre a sonhar,
com diferentes formas no meu dialeto
aprecio a escrita e ponho-me a pensar
Seria Cruz e Souza um poeta
ou um poeta Cruz e Souza?
da ideia árcade ele não é profeta
então que sua arte se dissolva
Um simples pastor de ovelhas
caminhando sem parar,
observando as vistas mais belas
gabando-se do amar
O amor à natureza se desloca
ponho-me a pensar:
por que o governo tanto a desmata
se depende dela a respirar?
A simplicidade é o caminho
a chave, a fonte para a felicidade,
melhor morar dentro de um isolado moinho
do que nos ares da grande cidade
Cabe a mim decidir ir ou vir
escolher entre a vida e a morte,
como pode o estresse ruir
só ao estar numa cidade de pequeno porte?
Ame a ti e declare à vida
ame aos outros e saiba viver
não és cadeado para estar contida
és quente demais para se conter
Viva a vida numa boa
declarando paz e tranquilidade
nada melhor que o campo, uma lagoa
pastoreando com serenidade
Corte tudo o que é inútil
aproveite seu dia até os últimos minutos,
cuide da natureza, não seja fútil
e fuja dos tentáculos, da cidade, malditos.
╭─ ───────── ██ : ㅤ 今 体 冬 丸 █████ 旧 : ██

─────████ : █ ███████─────██ 妹 ████████
████ : ██ [ 今 昔 新 古 ] ██: ███████████████────
── 右 西 Conclusão 東 西 ──
· · · ·
⠀
⠀
同 ─ Confesso que, talvez, pudesse ter ficado melhor. Não sou alguém que costuma escrever poesia, geralmente os textos em prosa tendem a me encantar mais, porém o que seria do ser humano sem sua curiosidade? Esforcei-me até onde foi possível para escrever, mas sou crítico demais comigo mesmo e quase apaguei as estrofes umas cinco ou seis vezes — não o fiz. De todo modo, eis aqui o meu primeiro fracasso publicado. Anseio que tenham entendido a correlação entre os elementos do arcadismo e o que está escrito no poema, pois tudo o que fora explicado no tópico da temática apareceu nos versos como forma de exemplificação. Esse foi, de longe, o exemplo mais bem elaborado e comprido que já criei em toda a minha vida. Portanto, anseio pela aprovação de todos, aos que não gostaram, meus mais sinceros “concordo com você”.
──── 東今 : Créditos : ᠗ ˒
── ─ ──────── ─ ──
─⠀Esᴛᴇ́ᴛɪᴄᴀ | [Bʟᴏɢ|eu mesmo]Cᴀᴘᴀ ⠀─



Comments (7)
Muito bom, eu mesmo a algum tempo era escritor de poemas aqui na comunidade mas deletei minha conta, está muito bem estruturado e a muita emoção. Adorei sua obra.
Muito obrigado, agradeço pelos elogios e fico grato pela dedicação em ler o poema!
Assim como o princípio árcade “aurea mediocritas” ou simplesmente “o meio-termo é de ouro”, seu poema assim como o Arcadismo buscou o equilíbrio e alcançou (ou pelo menos começou bem).
Como elucidei no blog, foi uma tentativa a fazer um poema, me desafiei a escrever por nunca ter tentado antes, e realmente apresenta alguns desvios; ficará melhor na próxima. Obrigado pelo elogio :heart:
Responder para: Merlin
Ah, imagina! Continue confeccionando, achei muito bacana a iniciativa de valorizar um movimento tão importante (que por vezes se torna ofuscado por outros movimentos) e que merece holofotes também.
Eu não consegui ler tudo, mas eu sei que está simplesmente maravilhoso. :pray: 🏻
Muito obrigado!